Os pesos também são para mulheres!

Tradicionalmente, muitos exercícios de força não foram contemplados para o treino de mulheres. Sem dúvida mais por questões técnicas, por mitos e falsas verdades.

Muitas vezes as mulheres evitam mesmo a musculação com receio de desenvolverem grandes músculos e, assim, adquirirem uma aparência masculina. No entanto, em condições normais, o organismo feminino não produz quantidades de testosterona que proporcionem a hipertrofia muscular (aumento do porte dos músculos).

+

Outro motivo deriva do aumento de alguns centímetros e quilos a mais na balança. Algumas mulheres acreditam que estão mais gordas, e desistem da actividade. No entanto, à medida que o tecido magro (músculo) se desenvolve, há mais tendência para queimar gordura, o que leva à perda da mesma.

Assim, aumentar o tecido magro, entre outras vantagens, aumenta a capacidade do corpo em queimar calorias durante o repouso, sendo que o mesmo não acontece com um exercício aeróbico – actividade que aumenta o consumo de oxigénio e a frequência cardíaca. Portanto, a musculação favorece o emagrecimento sem prejuízos à saúde.

+

Mas a maioria das mulheres não pratica musculação com receio de perder feminilidade. Isso só ocorre a quem faz ingestão de muito testosterona e treina desmesuradamente, de forma a ficar com músculos enormes. Mantendo o hábito de treinar três vezes por semana e não ingerir nada que desenvolva os músculos, nenhuma mulher irá desenvolver musculatura comparável à de um homem.

Se bem orientada, a musculação pode representar uma boa maneira de alcance do bem-estar físico e mental. Entre outras vantagens, a musculação favorece a manutenção da saúde, ajuda na conservação ou aumento da massa muscular, reduz a gordura corporal, ajuda a controlar dores localizadas, melhora o sono, minimiza a ansiedade e a depressão, diminui o risco de desenvolvimento de cancro, previne o aparecimnto de doenças cardíacas, diminui o risco de fracturas e combate a osteoporose.

Porquê ficar parada?

PS: Informação retirada daqui.

Marina D’avó

By Tânia Sequinho

Tânia Sequinho é a autora por detrás do yoursecretgirl.com, o blog que criou para inspirar jovens mulheres a conseguirem a vida feliz, organizada e realizada com que sempre sonharam. Actualmente a Tânia vive com o namorado André e a sua gata Luna perto de Lisboa, e trabalha como Web e Mobile developer durante o dia e como blogger à noite. www.yoursecretgirl.com