Casa-Estúdio Carlos Relvas: Uma visita obrigatória para apaixonados porfotografia

Com o fim-de-semana aí à porta, nada melhor do que aproveitar para sair, conhecer locais novos, viver novas aventuras. Por isso, por precisarmos de chegar à sexta-feira e abstrair da semana de trabalho, todas as sextas vamos ter aqui uma sugestão de um sítio a conhecer. Esta semana começamos com a Casa-Estúdio Carlos Relvas:

A Casa-Estúdio Carlos Relvas fica na Golegã, mesmo no meio da nossa Lezíria a 100 km de Lisboa, e é ideal para os apaixonados por fotografia e não só. Qualquer pessoa que goste um bocadinho desta arte ou que apenas goste de conhecer espaços novos ligados à nossa cultura, vai gostar de visitar esta fantástica casa-museu com certeza.

Construída pelo fotógrafo Carlos Relvas em 1876 com o intuito de ali instalar o seu atelier e estúdio fotográfico. Era ali que passava os seus dias a fotografar no andar superior (onde ainda podemos ver o espaço de maquilhagem e as enormes vidraças equipadas com um sistema de cordas e roldanas que fazia apenas entrar a luz que se pretendia), e a revelar no primeiro andar, onde funcionavam os laboratórios e a recepção.

Ali podemos encontrar um autêntico templo à fotografia, com todos os tipos de acessórios fotográficos e fantásticas telas pintadas com paisagens diversas.

Mas não precisamos de entrar nesta casa para nos fascinarmos. A primeira vista já o faz só por si. Este projecto cuidadosamente planejado e concebido, foi um pioneiro da arquitectura de transição que se estava a viver na altura, que fundia a arte com a tecnologia em pedra, estuque, ferro e vidro.

Podemos ver também que o edifício parece querer lembrar um modelo de uma igreja cristã, com as suas três naves e o transepto ao fundo, e a conjugação do vidro com o ferro e da transparência com a elegância.

Por experiência própria, adorei visitar o espaço. Além de ter ficado logo impressionada com o seu exterior, o que encontrei no interior ainda me deixou mais fascinada. A parte do superior do edifício, onde fica localizado o estúdio, é sem dúvida uma divisão de ficar de boca aberta, desde o espaço, à forma como foi construído, os acessórios que guarda, até à vista fantástica que tem.

HORÁRIO
Terça-Feira a Domingo – 09.030h–12.30h e 14.00h-18.00h
Encerrado à Segunda-Feira e feriados.

CONTACTOS
Lg. D. Manuel I
2150-128 Golegã
Telf. 249 979 120
E-mail: casa.relvas@cm-golega.pt
www.cm-golega.pt

By Tânia Sequinho

Tânia Sequinho é a autora por detrás do yoursecretgirl.com, o blog que criou para inspirar jovens mulheres a conseguirem a vida feliz, organizada e realizada com que sempre sonharam. Actualmente a Tânia vive com o namorado André e a sua gata Luna perto de Lisboa, e trabalha como Web e Mobile developer durante o dia e como blogger à noite. www.yoursecretgirl.com