Casamentos de Santo António: A história

Enquanto no Brasil se comemora o Dia dos Namorados, em Portugal hoje é o dia de vários casais se casarem perante o padroeiro de Lisboa: o Santo António.

Os Casamentos de Santo António tiveram o seu início em 1957 com o nome de “Noivas de Santo António”, organizada pelo Diário Popular (um jornal diário da época). Em 1974 a iniciativa viu o seu fim, mas em 1997 a Câmara de Lisboa decidiu retomar a sua realização e desde então passou a realizar todos os anos no dia 12 de Junho, véspera do feriado municipal de Santo António, casamentos civis e religiosos.

Lisboa, 1967. Fotografia por Eduardo Gageiro

Esta tradição tem como objectivo homenagear o Santo padroeiro, que segundo a lenda, era um grande conciliador de casais, vindo daí a sua alcunha de “casamenteiro”. De entre cerca de 40 candidaturas, a Câmara de Lisboa escolhe todos os anos 16 casais de origem modesta ao qual dá a possibilidade de se casarem pelo Civil ou pela Igreja Católica. Estes noivos de Santo António têm também a possibilidade de receber ofertas do município e de diversas empresas, para ajudar a começar a sua nova família.

Todos os anos, os casamentos civis têm a sua realização de manhã nos Paços do Concelho e os casamentos religiosos à tarde na nossa lindíssima Sé de Lisboa. Depois das cerimónias, os casais juntam-se para deixar uma flor na estátua de Santo António e seguem para o copo de água que este ano se realiza no Convento do Beato.

Desde 1957, os Casamentos de Santo António já juntaram 256 casais, dos quais 16 se casam este ano e 3 comemoram os seus 50 anos de casamento.

Um dia mágico para 16 casais que têm a possibilidade de comemorar o seu amor numa cerimónia belíssima sem se preocuparem com a crise e um dia lindo para qualquer Lisboeta que ame a sua cidade. Hoje em Lisboa comemora-se o Santo António e a noite não contará com menos do que muita festa!

+ Mais informações aqui sobre os Casamentos de Santo António e as Festas de Lisboa.

 

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>