7 Formas de mudar a nossa forma de ver a segunda-feira

Mais uma segunda-feira chega e mais uma semana começa. Sim, volta ao trabalho, levantar da cama cedo outra vez, a volta à rotina chata do dia-a-dia, e por aí fora… Mas será justo vivermos todas as segundas-feiras da nossa vida a pensarmos o tão horrível que ela é? Será realmente bom para nós passarmos a vida à espera de que os fins-de-semana cheguem? Acho que não. Por isso, vamos lá revitalizar essas semanas e mudar a nossa forma de ver este dia-mostro: 7 Formas de mudar a nossa forma de ver a segunda-feira.

The joy of life comes from our encounters with new experiences

1. Marca algo especial/novo para começares a semana de forma diferente

Se pensarmos bem,  a segunda-feira é o início de uma nova semana, e assim, o início também de um novo ciclo. Portanto, porque não mudar algo? Porque não começar algo de novo? Uma rotina nova, uma forma de ver a vida de forma diferente? A melhor forma para isso acontecer é aproveitar um pouco do descanso do fim-de-semana para pensarmos em algo que andamos a querer fazer há muito tempo, algo que nos iria revitalizar totalmente, algo que nos iria fazer realmente bem, algo para nós! Sim, porque não começarmos a semana a fazer algo para nós? Vá lá, tirem um tempinho do próximo fim-de-semana e marquem algo especial para a segunda-feira da semana que vem. Vão ver que não só vão desejar que o dia chegue, como vão começar a semana de uma forma mais feliz e menos stressada.

2. Começa a semana de forma calma sem stress

Se tens um trabalho ou uma actividade que te permita organizar a tua agenda, opta por não marcar para a segunda-feira aqueles compromissos que sabes que te vão stressar. Tenta marcar esses compromissos para os outros quatro dias da semana. E o porquê é lógico. A segunda-feira é aquele dia que ainda estamos a voltar à rotina de acordar cedo e deitar cedo, de voltar à activa depois de dois dias de descanso, por isso ainda não estamos na nossa máxima força e, na maior parte dos casos, andamos todos mal dispostos por termos dormido menos do que o normal. Por isso, tenta planear um  dia sereno que te permita começar a semana com calma, para chegares a terça-feira e estares no teu máximo e não já esgotada.

3. Produz-te

Que melhor forma de nos sentirmos bem connosco próprias  senão arranjarmo-nos um pouco mais? Sou sincera, nunca fui de muito produzir muito. Na maior parte dos dias pego numas jeans e num top ou camisola e estou a sair de casa. Sou super preguiçosa de manhã por isso é a rara a vez em que me arranjo mais ou me maquilho. Mas a verdade é que há dias em que acordar um pouco mais cedo e nos arranjarmos nos pode mudar o humor durante todo o dia! Por isso, porque não fazê-lo à segunda-feira? Até temos tempo de combinar a roupa que queremos usar no dia anterior com tempo. Experimentem! E não é preciso maquilharem-se se não gostarem, apenas vistam aquela roupa que adoram e que nunca acham adequado para um dia “normal”. Vá lá, hoje não é um dia normal, é um dia das vossas vidas. É motivo para comemorar!

4. Aproveita o tempo livre para fazer algo que gostes

No final do dia, quando estiveres de volta a casa, arranja um tempo livre para fazer algo que gostes. Larga o trabalho ou o estudo por uma hora e utiliza esse tempo para ler aquele livro que deixaste a meio, ver aquele filme que sabes que te mete bem disposta ou aquela série que tens atrasada. Ou então aproveita para descobrir um blog novo, ler uma revista nova, descobrir uma nova banda sonora. Desde que te divirtas e aproveites para fazer algo que te relaxe, tudo óptimo! Aproveita este tempo para ti, só para ti!

5. Faz um pouco de exercício físico

Ou se, por o contrário, tiveres cheia de genica, opta por ir andar ou correr, fazer aquele treino no ginásio que andas a adiar há tanto tempo ou aqueles vídeos com exercícios que tens guardados há tanto tempo no computador. Vá lá! Aproveita o início da semana para cuidares de ti! E se tens iPhone ou Android, aproveita e regista todo o teu exercício com aplicações como Sports Tracker ou Nike + Running. Torna tudo ainda mais divertido!

6. Tem um jantar agradável com a família, os amigos ou com o teu mais que tudo

Se há melhor forma de acabar um dia bem disposta é ter um jantar agradável na companhia de quem mais gostamos. Não precisas de gastar muito dinheiro com isto. Um jantar simples, sem formalidades. Apenas para destressar e acabar o dia bem da melhor forma. Podes fazê-lo em casa ou fora, a escolha é tua, desde que te divirtas! E nada de passar o jantar agarrada ao telemóvel ou com a cabeça no trabalho. Foca-te no que é importante: socializar!

7. Deita-te cedo

O último conselho e o mais importante: deitar-nos cedo. Todos sabemos como é complicado deitar-nos cedo no domingo à noite depois de dormirmos a manhã toda, mas na segunda-feira já não temos desculpa. Tenta organizar o teu dia de forma a fazeres tudo o que queres antes de jantar, para que depois possas só organizar o que precisas para o dia seguinte e deitares-te cedo para dormires uma boa noite descansada.

O que achaste destas dicas? Tens mais alguma que resulte contigo? O que fazes tu para ter o melhor início de semana possível?

<3

PS: Queres ideias de coisas novas para fazer? ou inspirações para te produzires, incluindo 4 vídeos para quem não percebe nada de maquilhagem? Ou motivação para começares a fazer exercício?

By Tânia Sequinho

Tânia Sequinho é a autora por detrás do yoursecretgirl.com, o blog que criou para inspirar jovens mulheres a conseguirem a vida feliz, organizada e realizada com que sempre sonharam. Actualmente a Tânia vive com o namorado André e a sua gata Luna perto de Lisboa, e trabalha como Web e Mobile developer durante o dia e como blogger à noite. www.yoursecretgirl.com

  • vanessa torres

    São umas boas dicas =), gostei.

  • Muito obrigada, Teresa! 😀

  • Gostei bastante do post 🙂