Segredos cá de casa: os famosos Torcidos!

Já tinha prometido que iria postar esta receita durante esta época festiva, espero ainda vir a tempo de vos proporcionar uma ideia para experimentarem hoje à noite. Esta receita está na minha família desde que me lembro de existir e sempre que alguém a experimenta volta para pedir a receita.
Os torcidos são uns bolos secos com um pequeno sabor a laranja decorados com açúcar e canela, perfeitos para comer a qualquer altura do dia. Seja de manhã com leite, seja a seguir ao almoço com um café ou à noite com chá. Garanto-vos que até o meu afilhado com 20 meses agarrou-se a eles neste Natal e não os largou mais!

Dificuldade: **
Para: 10 pessoas
Tempo de preparação: 1 hora

Ingredientes:

25 colheres de sopa de farinha;
3 ovos;
1 pacote de açúcar baunilhado;
1 laranja pequena (sumo e raspa);
1 colher de chá de sal dissolvida no sumo;
1 colher de chá de fermento em pó;
10 colheres de sopa de açúcar.

Preparação:

  1. Coloque a farinha num recipiente e abra uma cavidade no centro.
  2. Coloque todos os ingredientes dentro desta.
  3. Bata a massa com uma colher de pau até esta se desapegar.
  4. No final mexa a massa com as mãos até formar uma bola que desapegue totalmente das mãos. Usar a farinha para ajudar neste passo.
  5. Deixe levedar meia-hora embrulhada num cobertor num local morno (de preferência ao pé da lareira).
  6. Depois da massa reservar e ter ganho o dobro do volume, corte-a em quadradinhos pequenos.
  7. Com estes molde-os de forma a criar e’s.
  8. Depois de todos moldados, coloque ao lume uma frigideira com óleo bem quente.
  9. E frite pouco para ficarem “lourinhos”.
  10. Neste passo é tempo de chamar a criançada ou outro ajudante para que possa à medida que se acabe de fritar, passar cada torcido por um recipiente com a mistura de açúcar e canela.
  11. Guarde-os num recipiente grande ou exponha-os numa travessa, como melhor preferir.

PS: Se possível opte pela farinha Branca de Neve. Não por razões de marcas ou preferências, mas mesmo por termos experimentado outras e o resultado não ter sido o mesmo.

PS2: Os torcidos são bolos que conseguem durar vários dias sem enrijarem muito. Conserve-os bem fechados numa caixa num sítio seco.

By Tânia Sequinho

Tânia Sequinho é a autora por detrás do yoursecretgirl.com, o blog que criou para inspirar jovens mulheres a conseguirem a vida feliz, organizada e realizada com que sempre sonharam. Actualmente a Tânia vive com o namorado André e a sua gata Luna perto de Lisboa, e trabalha como Web e Mobile developer durante o dia e como blogger à noite. www.yoursecretgirl.com