One year later… with RVA!

No primeiro exterior em que tive presente: “As Nossas Freguesias – Ontem, Hoje e Amanhã” em directo da Aldeia Gavinha com António Franco, Daniela Azevedo e José Lourenço Mauricio em Dezembro de 2011.

Há pouco mais de um ano atrás, cansada de me sentir perdida e longe de me ver a ter o futuro que queria, atirei-me de cabeça e comecei a experimentar algo que nunca pensei fazer: rádio. Comecei por aproveitar um dos únicos momentos livres que tinha no meu horário académico, a sexta-feira à tarde, para aprender com uma das melhores locutoras de rádio que já conheci, a Dina Pereira. Foi no programa Entre Gerações das 16 às 19h que aprendi tudo o que tinha a aprender sobre como fazer um programa de animação em directo. Aprendi a deixar de ter medo de falar para o microfone, de fazer asneira, de me enganar. Aprendi a ter confiança com a minha voz e com o que faço. Aprendi a oferecer o melhor de mim durante as horas em que estou no ar, independentemente do que esteja a acontecer deste lado. Porque cada vez que estou menos bem, lembro-me de algo que a Dina me disse há um ano atrás: “Ser locutora de rádio é mais ou menos como se ser palhaço.” E ela tinha razão. Mas o melhor, é que ao nos fazermos estar bem para o público que está desse lado, nós próprios acabamos a ficar bem também. É algo mágico que comprovei várias vezes durante este ano.

Cobertura do aniversário da empresa Eurocer, com João Honrado, Dina Pereira, Daniela Azevedo e Rui Seabra em Maio de 2012.


Há exactamente um ano estreei o meu primeiro programa na rádio, o 10 & Tal com o João Honrado. Nunca vos falei muito aqui do nosso programa, mas aconselho vivamente a quem ainda não o ouviu, a fazê-lo. Há um ano que acompanhamos as noites de quarta-feira na RVA com o máximo de animação possível. Intitulamos-nos muitas vezes de palhaços, pois é mesmo isso que queremos fazer, alegrar ao máximo quem nos ouve e acabar o programa a saber que fizemos o nosso papel. É algo que nunca pensei que iria fazer. Primeiro porque nunca pensei que um mês depois de estar naquela rádio, iria ter a possibilidade de ter o meu próprio programa. Depois, porque nunca pensei experimentar rádio, sempre tinha pensado que queria comunicação escrita. E por último, nunca pensei ser capaz de ser tão divertida e tão expontânea como sou agora no ar. Nunca fui muito “palhaça”, por isso todo este ano, toda esta experiência foi sem dúvida inacreditável para mim!

 Com o João Honrado em mais um 10&Tal na RVA em Abril de 2012.

Com os nossos carinhosamente nomeados afilhados e uns dos primeiros entrevistados do 10&Tal, os Remote, em Junho de 2012.

Com a amiga do João, a Florentina, no 10&Tal em Junho de 2012.


Vestidos de árvore de Natal para comemorar a época com os nossos ouvintes em Dezembro de 2012.

O background de um 10&Tal em Janeiro de 2013.

Durante o ano tive também muitas mais oportunidades que nunca pensei ter. Desde fazer um directo por telemóvel num evento, fazer a cobertura de uma festa de aniversário de uma empresa, de uma cerimónia célebre ou de um colóquio na Câmara Municipal. Tive também a oportunidade de entrevistar várias pessoas, entre as quais o actual presidente da Câmara Municipal de Alenquer, Jorge Riso, e o presidente da Junta de Freguesia do Carregado, José Manuel Mendes.

O primeiro directo por telemóvel para a RVA nas comemorações do 1º Dia Mundial da Rádio, com Margarida Gaspar, em Fevereiro de 2012.

Com Pedro Ribeiro da Rádio Comercial, nas comemorações do 1º Dia Mundial da Rádio em Fevereiro de 2012.

Com Fernando Alvim nas comemorações do 1º Dia Mundial da Rádio em Fevereiro de 2012.
A cobrir o Colóquio “Alenquer, 800 anos do foral de D. Sancha” para a RVA na Câmara Municipal de Alenquer em Junho de 2012.

A cobrir a inauguração da Alameda Rainha D. Sancha em Alenquer para a RVA em Junho de 2012.

A fazer o programa da manhã com o João Honrado em Julho de 2012.


Fui posta à prova em várias alturas, o que me fez sentir viva e ainda mais confiante e apaixonada pelo que faço, além de agradecida por me darem todas esses desafios e oportunidades de mostrar do que sou capaz. Por isso, começar este ano a partilhar convosco que desde esta passada segunda-feira vou estar diariamente no ar com o programa Ao Volante Com Ela das 16 às 19h e que vamos continuar com o 10&Tal num formato mais curto e com o novo nome de 9&Tal todas as quartas-feiras das 21 às 22h, dá-me uma alegria imensa!

A estrear o Ao Volante Com Ela na RVA, com styling por João Honrado, em Janeiro de 2013.

 A gravar o novo indicativo do agora 9&Tal em Janeiro de 2013.

Mas não é só isto! Dentro de algum tempo vão poder-me ouvir numa outra rádio também. Por isso, mantenham-se ligados. As novidades não param por aqui!

Chegar aqui e ver o que mudou num ano é fantástico. Melhor ainda quando vejo este blog a dez dias de comemorar o seu primeiro aniversário. É verdade que ele ainda não está no ponto que eu quero, mas com certeza que está mais perto do que há um ano atrás.

Portanto é bom dizer que depois de um ano, não me vejo a largar a rádio tão cedo. Que também não me vejo a largar este blog antes disso. E que tudo o que eu quero para este novo ano, que está ainda a começar é continuar a poder dar tudo de mim a estas minhas duas paixões.

E para isso, espero continuar a poder ter-vos aí desse lado para me apoiar. Obrigada!

By Tânia Sequinho

Tânia Sequinho é a autora por detrás do yoursecretgirl.com, o blog que criou para inspirar jovens mulheres a conseguirem a vida feliz, organizada e realizada com que sempre sonharam. Actualmente a Tânia vive com o namorado André e a sua gata Luna perto de Lisboa, e trabalha como Web e Mobile developer durante o dia e como blogger à noite. www.yoursecretgirl.com