As minhas listas de afazeres e não-afazeres para o fim-de-semana

(foto de TWIST CHIC)

Inspirada por vários artigos dedicados à gestão de tempo, aos quais dediquei o meu tempo de leitura nos momentos em que a minha constipação chata me obrigava a descansar, apercebi-me que preciso mesmo de me reorganizar. Por muito organizada que tenha começado o semestre, é normal que neste momento com o meu estágio curricular a acabar, a época de entregas de trabalhos e frequências a começar e o relatório de estágio para redigir, esteja a começar a sentir-me um pouco mais perdida.

Se com outros artigos já tinha aprendido coisas como manter a minha To-Do list pequena e focada, ter um calendário com o que quero realizar durante a semana diferenciado da minha verdadeira agenda (mas no entanto compatíveis e interligadas) e a organizar melhor o tempo que trabalho em casa e no local de trabalho / estudo, com este de Peter Bregman acabei a aprender a melhor dica de todas: fazer uma lista de To Don’ts para poder dar prioridade ao que realmente preciso de fazer.

E é isso que decidi partilhar convosco hoje: a forma como dividi toda a confusão de coisas que me andam a assombrar o pensamento, o que tenho a fazer este fim-de-semana e o que preciso de ter feito até segunda-feira em duas listas, a minha To-Do e a minha To-Don’t.

To-Do

Lista de coisas a que me preciso mesmo dedicar a 100% durante este fim-de-semana:

  • Começar a trabalhar no trabalho-projecto de Introdução à Programação II – no qual já estou atrasada e me ajudará a estudar para a frequência de 2ª feira;
  • Continuar a trabalhar no trabalho de estágio – porque há certos pontos que me ajudava bastante ter feitos antes de 3ª feira.

To-Don’t

Lista de coisas que gostava mesmo muito de poder fazer este fim-de-semana, mas que sei que serão distracções ao que realmente preciso de fazer ou que posso fazer noutra altura:

  • Escrever novos posts para o blog – por muito inspirada e cheia de ideias que ande, é preferível apontar as ideias e escrevê-los quando esta fase de maior necessidade de dedicar-me ao estudo passar;
  • Acabar de organizar o meu CV – posso ir fazendo calmamente noutra altura mais calma da semana ou no próximo fim-de-semana;
  • Ver os episódios novos das minhas séries preferidas – não, não e não;
  • Sair de casa além do que necessário – o estudo e a constipação agradecem, os amigos e familiares perdoam;
  • Ler posts, artigos e passear pelas redes sociais – porque isso são tudo coisas que me consomem imenso tempo e me inspiram a querer fazer posts.
É claro que há sempre coisas que vão aparecer e me vão tentar quebrar o estudo e o trabalho que preciso de fazer, mas são apenas dois dias. Dois dias em que eu preciso mesmo de trabalhar para poder acabar a minha licenciatura este ano e suceder na minha vida profissional.

Por isso, vamos lá fazer o esforço e mostrar do que sou capaz.

E tu, o que tens para fazer este fim-de-semana? O que colocavas nas tuas To-Do e To-Don’t list?

By Tânia Sequinho

Tânia Sequinho é a autora por detrás do yoursecretgirl.com, o blog que criou para inspirar jovens mulheres a conseguirem a vida feliz, organizada e realizada com que sempre sonharam. Actualmente a Tânia vive com o namorado André e a sua gata Luna perto de Lisboa, e trabalha como Web e Mobile developer durante o dia e como blogger à noite. www.yoursecretgirl.com