Coisas para fazer no outono: Aventurares-te na descoberta de chás

Como já vos tinha contado, o outono não começou da melhor maneira para o meu estômago, o que me forçou a fazer uma séria mudança nos meus hábitos alimentares. Nada de fritos, frutas ácidas, condimentos, carnes vermelhas ou gordurosas, refrigerantes, chocolate, café, álcool… Etc, etc. Conclusão: apenas cházinho e águinha para a Tânia, por favor.

O bom disto? É que nunca conheci tantos chás novos em tão pouco tempo como nestas semanas.

Que eu sou uma cháolica, já toda a gente sabe, mas a minha escolha geralmente não variava muito do chá preto, verde, cidreira, frutos vermelhos, noites traquinas ou camomila. Por isso esta aventura sem dúvida que me abriu um novo mundo de opções, principalmente quando tinha apenas dois critérios:

Eu: Hummm… Eu quero um chá.

O especialista em servir-me chás: Um chá de quê?

Eu: Qualquer um sem ser o preto ou com cafeína.

E pronto, foi assim que abri a porta para conhecer os chás abaixo que vos vou recomendar (e arranquei um sorriso do especialista):

1. Chá de Canela Pêra

O primeiro chá que resultou da conversa acima e me deu a certeza que quanto a chás, estava em boas mãos. Uma daquelas surpresas que nos faz pensar: como nunca pensei nisto? É verdade, pêra e canela é pura e simplesmente a melhor combinação que já provei de uma fruta com esta especiaria. Tão doce e especial que o açúcar é quase indispensável. Tão mas tão bom!

2. Chá de Cidreira Mel

Tenho a pequena sensação que já tinha provado este, porque o nome não me foi estranho quando o li na etiqueta. Mas este da Tetley soube-me muito melhor do que algum que possa ter experimentado antes. Não é tão bom como o de Pêra e Canela, mas é uma boa opção ao normal de cidreira. Tal como o Chá Verde com Mel é ao simples chá verde. Um pequeno sabor a mel nunca faz mal num chá, palavra de cháolica!

3. Chá de Baunilha e Caramelo

Vamos lá a ver… Eu que andei um bom tempo a engonhar uns chás de baunilha cá por casa venho recomendar-vos agora um de baunilha e caramelo?! Mas é verdade. O que acontece quando não podemos comer chocolate e doces. Este é mais um daqueles chás ideais para quando estamos com aquele desejo enorme de comer algo doce. Por muito que neste eu já vos recomenda colocar um pouco de açúcar, pois o sabor não é tão doce como o seu cheiro. Mas de qualquer das formas, foi uma boa prova e recomendo para os momentos acima.

4. Chá de Inverno

Ok, aqui já entramos numa realidade completamente à parte. Até aqui estava a falar de chás que facilmente encontram num bar ou num café ou mesmo no supermercado, mas este não, este vocês têm que ir ao encontro dele para perceberem do que falo.

Nesta aventura de descoberta de novos sabores, acabei a conhecer a melhor casa de chás que alguma vez conheci. Não que eu tenha um grande experiência em casas de chás, mas tenho quase a certeza que a maioria de vocês vai concordar comigo que a minha escolha é fidedigna.

O Cháara fica na urbanização da Malvarosa em Alverca e possui, além de um espaço acolhedor com uma decoração giríssima, uma carta de chás com combinações que nunca nos passaria pela cabeça existir. Cada chá é feito no momento com infusão de ervas (nada de saquetas) e servido sempre num serviço de chá diferente tipo chinês.

Digo-vos, se são de perto, têm que ir conhecer! E provem os scones, ouvi dizer que são óptimos.

E vocês? Qual foi o melhor chá que já beberam até hoje? Quais me recomendam experimentar a seguir? E em que locais?

<3

PS: Imagens encontradas aqui, aqui e aqui, e restantes da minha autoria.
PS2: Outras coisas boas para fazer no outono: mergulharmos no Jazz, escrever um livro ou tirar uma fotografia por dia durante um mês e descobrir receitas maravilhosas para fazer com a nossa Nespresso.

By Tânia Sequinho

Tânia Sequinho é a autora por detrás do yoursecretgirl.com, o blog que criou para inspirar jovens mulheres a conseguirem a vida feliz, organizada e realizada com que sempre sonharam. Actualmente a Tânia vive com o namorado André e a sua gata Luna perto de Lisboa, e trabalha como Web e Mobile developer durante o dia e como blogger à noite. www.yoursecretgirl.com