O meu substituto do café: chá preto com leite de soja

Já tinha falado aqui antes de como tive que me afastar de certos alimentos, como o café, e também já puderam ver neste post que é a minha bebida de escolha na maior parte das ideias de pequenos-almoços saudáveis. Mas o que ainda não vos falei é porquê que a escolho e como se tornou a minha bebida preferida para todas as manhãs.


Há uns anos atrás a minha bebida de escolha para um pequeno-almoço ideal seria um pacote de leite de chocolate. Hummm, como eu gostava disso! Um pacotezinho a acompanhar um croissant misto prensado e era feliz pelo resto da manhã.

Na faculdade a escolha já era outra. O leite com café começou a ser essencial para todas as manhãs e muitas vezes antes da primeira aula ou no primeiro intervalo voltava a beber um capuccino. Só porque podia e quem não gosta de saborear uma boa bebida quente quando o tempo está cinzento e os corredores da faculdade um gelo?

Mas o tempo passou e com os meus problemas de estômago no final do ano passado, tive mesmo que cortar no café. Nada de café de manhã, nada de café à tarde, nada de café mesmo quando saía com amigos. Nada de nada na verdade, a não ser chás e água. Nem chá preto e chá verde podia beber na altura, na verdade.

Foi aí que comecei a ganhar o hábito de beber chá todas as manhãs. Comecei por escolher chás como o chá de frutos vermelhos, que sentia que me dava mais energia.

Foi por volta dessa altura também que decidi comprar o meu primeiro pacote de leite de soja para experimentar. Comprei-o por pura curiosidade e para ver como o meu estômago reagia a ele. Nessa altura já não podia mais beber só chás, água e leite magro. Não podia ter feito melhor escolha.

Numa semana senti logo a diferença. Apercebi-me que o meu estômago não trabalhava tanto este leite do que o leite normal magro e mais tarde, quando voltei a poder beber chá preto e café (em raras ocasiões), apercebi-me ainda mais disso.

Continuo a não poder abusar no café. E quando o bebo, principalmente um café normal sem nada, preciso de beber um litro de água a seguir. Mas pelo menos com o leite de soja não me faz sentir tão mal e posso beber um por semana ou quando preciso mesmo de energia a meio de uma tarde de outono como estas que estamos a ter por estes dias.

Mais uma coisa que queria partilhar convosco em relação ao leite de soja é: mesmo sozinho, sem nada, vão-se aperceber que facilmente se sentem saciados com apenas uma caneca ou menos. O leite é tão nutritivo que não precisamos assim tanto para nos sentirmos bem.

Em relação à forma como bebo esta minha bebida dos deuses. Escolho sempre por fazer metade (ou um pouco mais) da caneca de chá preto (deixo o saquinho por 3 a 4 min) e encho o resto com o leite de soja. Taramm, uma maravilha!

Se quiserem experimentar com o café. Eu opto por aquecer até quase ao cimo a caneca de leite de soja no microondas e depois junto um café alto tirado da máquina. Neste caso prefiro mexer para que os dois líquidos se misturem melhor, ao contrário do chá que não é necessário.

E é isto, meus caros leitores. Espero que tenham gostado de saber algumas destas curiosidades e que possam ter ficado até curiosos em experimentar.

Se experimentarem, já sabem, deixem um comentário abaixo, no facebook do blog, no twitter ou em qualquer outra das minhas redes sociais que terei todo o prazer em ficar a saber e falar um bocadinho com vocês.

Uma óptima semana!!

<3

PS: Sim, não falei em açúcar acima, porque não irão precisar. A sério! O leite de soja já tem o seu sabor doce e cremoso e prometo-vos que não vão ter necessidade de juntar açúcar nenhum a nenhuma das opções.

PS2: Se gostaste deste post acho que vais gostar também de saber como diminuir a acidez do teu estômago, experimentar 6 pequenos-almoços diferentes e saudáveis esta semana, conhecer as novas mudanças alimentares cá em casa + um miminho feito também com soja e 5 chás para experimentares este outono.

By Tânia Sequinho

Tânia Sequinho é a autora por detrás do yoursecretgirl.com, o blog que criou para inspirar jovens mulheres a conseguirem a vida feliz, organizada e realizada com que sempre sonharam. Actualmente a Tânia vive com o namorado André e a sua gata Luna perto de Lisboa, e trabalha como Web e Mobile developer durante o dia e como blogger à noite. www.yoursecretgirl.com

  • Tim

    chá só há noite, de manhã tenho que ter o meu café xD

  • Acredito. ^^ Eu também era assim, mas acabei por comprovar que o café me fazia ainda pior no início do dia, por isso só o bebo raramente a partir da tarde.