7 dicas para quem está a pensar criar um blog

Leio imensos posts sobre este tema. Mesmo tendo começado a escrever neste mundo faz este ano 10 anos, continuo a encontrar dicas e a aprender todos os dias. Por isso, e porque é um dos tema do mês da Blogagem Coletiva do ROTAROOTS, esta semana trago-vos 7 dicas para quem está a pensar ou acabou de criar o seu primeiro blog:

1. É preciso paixão

Sim, como em tudo, um blog para ter sucesso precisa de 80% de paixão. São noites a aprender novas ferramentas, dias em que não sabemos sobre o que escrever, noites a trabalhar nele depois do trabalho. Se não tens paixão, vais achar tudo demasiado trabalho e não vai valer a pena. Para mim, 10 anos depois, ainda continuo a ter a mesma paixão e a querer perder o mesmo tempo nela.

2. Escolhe Blogger, WordPress ou Tumblr, tendo em conta o que queres do teu blog

Não vale a pena estar a dizer qual é o melhor sistema de postagem, pois tal como a batalha Apple/Android/Windows Phone, existe um sistema de postagem ideal para cada pessoa e para cada objectivo que tenhamos com o nosso blog. Se o teu objectivo é ter um blog simples, sem mexer muito no design, então o WordPress.com é a escolha; se o teu objectivo é ter um blog totalmente personalizado à tua medida, a opção é o WordPress em hospedagem própria ou o Blogger; se o teu objectivo é ter um espaço simples, que podes personalizar, com uma comunidade forte já incluída (principalmente direccionada para fotografias e imagens), então o teu espaço é o Tumblr. Mas existem outras opções a considerar, embora estas sejam as que recomendo, por enquanto.

3. Um domínio não é essencial, mas pode ajudar

Não sou de total acordo com a maioria do que leio sobre os domínios próprios serem essenciais para ter um blog de sucesso. Conheço muitos blogs que se tornaram alguns dos blogs mais bem sucedidos do mundo, ainda com a terminologia do blogspot.com ou do wordpress.com. Isso simplesmente não interessa no início. Mas se quiseres tornar o teu blog mais profissional ou com um aspecto mais sério, o domínio é sem dúvida recomendado.

4. O design do blog é essencial, mas não precisa de ser demasiado complicado

Sim, um bom design no blog é sem dúvida o melhor cartão de visita que se pode ter num blog. Eu passei imensos anos a mudar constantemente de design nos meus blogs. É algo que está sempre em constante mudança. Entramos num blog novo e está lá uma inspiração que sabes que seria exactamente aquilo que querias no teu blog. Também passei muito tempo a sentir que o design que escolhia, passado poucos meses, deixava de me parecer aliciante. Ou apenas me cansava. Até que me mudei para o Blogger no ano passado e criei este design. É clean, pela primeira vez optei por um aspecto branco e preto, com apenas uns toques de rosa/coral. E o que faz isso? Faz com que as imagens dos posts e os destaques na barra lateral chamem mais à atenção. Mas demorei até chegar a essa conclusão e encontrar algo que realmente gostasse durante muito tempo. Tenho a certeza que será normal isto acontecer contigo também.

5. O Photoshop e o Picmonkey são os teus melhores amigos

Com o passar do tempo e a revolução do Pinterest nas nossas vidas, as imagens dos posts dos nossos blogs tornaram-se cada vez mais importantes. O bom? É que agora existe uma coisinha chamada Picmonkey que é online e totalmente gratuito. Podes editar ou criar uma imagem em minutos, em qualquer sítio que estejas. Só para terem noção, eu criei a imagem acima no computador do meu namorado, sem precisar do Photoshop nem de nada além deste site. Mas é claro que ainda continuo a usar este massive editor em algumas situações, mas para quem está a começar, acho que este último chega perfeitamente.

6. Não te preocupes com escrever muito, apenas descobre o que queres dizer

Durante muito tempo postei quando me dava na cabeça e à hora que me dava na cabeça. Durante muitos anos isso funcionou comigo e a verdade é que no início também pode acontecer contigo. Mas se o teu objectivo é ter leitores frequentes, o melhor a fazer é pensares quantas vezes achas que consegues escrever por semana e quantos posts achas que deves disponibilizar no teu blog. Consegues escrever dois por semana? Três? Ou apenas um? Eu já tentei publicar 3 vezes por semana, não correu bem, e estava apenas a estudar nessa altura. Agora escrevo apenas um e há vários meses que não falho uma semana. Estipulei comigo própria que todas as segundas-feiras iria ter um post novo para os meus leitores e faço de tudo para o conseguir ter. A semana passada por exemplo só o consegui publicar na terça-feira, mas logo que pude, fi-lo. Porquê? Porque quero manter esse acordo com os meus leitores e comigo própria. Mas o essencial disto é: descobre o que queres partilhar, como, quando e se é possível para ti. Depois é só manteres-te fiel a isso.

7. Não te sintas overwhelmed

Não leias demasiados posts deste género. Não precisas de uma máquina fotográfica toda xpto, apenas precisas do teu telemóvel ou da única máquina que tens neste momento, acredita. Não precisas de uma máquina de vídeo, há muitos bloggers que começaram a fazer vídeos com a máquina do telemóvel também. Não precisas de um designer que te construa um logotipo todo xpto, podes tu mesmo fazer um simples num dos editores que falei lá em cima. Às vezes quanto mais simples, melhor. Não precisas de um Macbook Pro todo xpto. Eu comecei a bloggar de um computador de secretária que corria o XP e aquilo ainda corria o Photoshop e tudo o mais que precisava. Era uma máquina! Não precisas de nada do que pensas que não tens. Apenas precisas de vontade, pôres-te cá para fora, paixão e querer. Mais nada.

Há muitas mais dicas que gostava de dar. Andar por cá há 10 anos já cria uma lista grande de aprendizagens que multiplicaria estas 7 por umas 10.

Por isso tenho andado a pensar em criar um Guia para novos bloggers totalmente gratuito com pequenos vídeos no Youtube. O que achavam disso? Posso pôr as mãos à obra?

Uma óptima semana para vocês!

<3

PS: Viram as mudanças no FB do blog? Já cheira a primavera e mudanças por lá. Lembram-se das novidades que vos tenho andado a prometer há meses? Finalmente agora vão poder começar a aparecer. Com muito trabalho e muita organização consigo pôr todos os projectos em prática. Obrigada pela paciência!

By Tânia Sequinho

Tânia Sequinho é a autora por detrás do yoursecretgirl.com, o blog que criou para inspirar jovens mulheres a conseguirem a vida feliz, organizada e realizada com que sempre sonharam. Actualmente a Tânia vive com o namorado André e a sua gata Luna perto de Lisboa, e trabalha como Web e Mobile developer durante o dia e como blogger à noite. www.yoursecretgirl.com