Guest Post: A fórmula secreta para um bom Gin

Aproveitando o blogging break da minha namorada, resolvi invadir o espaço da yoursecretgirl para vos trazer uma das minhas fórmulas de Gin Tónico. É uma fórmula e não uma receita, porque a que vos trago não é diferente das que podem encontrar em qualquer lado, o que é diferente é a maneira de como é feito.

First things first:

O Gin surgiu no início do século XVII na Holanda. Começou a ser vendido em farmácias, como uma receita para tratar problemas de estômago, gota e cálculos biliares (depósitos duros que se formam dentro da vesícula biliar).

Entretanto, o Gin chegou às mãos dos Britânicos durante a guerra dos trinta anos, tendo-lhes sido dado a conhecer como sendo a “Dutch Courage“, uma bebida que servia para manter os soldados aquecidos. Eventualmente estes soldados começaram a trazer a “Coragem Holandesa” com eles e esta passou a ser vendida em várias lojas de químicos de Inglaterra.

O primeiro cocktail de Gin saiu em 1920, sendo conhecido por ser uma bebida refrescante cosmopolita. Com estas características o Gin acabou por se tornar uma bebida famosa, um pouco por todo o mundo, mas como todas as tendências e modas, esta teve o seu auge e acabou por ser substituído por outras e novas bebidas, caindo no esquecimento.

O meu primeiro contacto com Gin:

Bebi Gin pela primeira vez com um colega de faculdade, que carregava sempre consigo um cantil de bebidas fortes. Naquele dia tinha trazido Gin feito pelo seu avô, Gin esse que deveria ter à vontade uns 30 anos de idade. Cheirava-me a after-shave ou a alcool etílico. Hesitei, mas acabei por provar.

“Que gosto horrível! Como é que alguém pode beber uma coisa destas?” – Ele riu-se. – “Claro que é, isto é só para quem sabe apreciar, mas eu vou-te buscar uma água tónica para experimentares a mistura, vais ver que fica bem melhor.”

Acabou por fazer a mistura, com apenas água tónica e Gin, e lá me conseguiu convencer. Acho que nem nunca tinha bebido água tónica, mas fiquei fã da combinação. Com o tempo (algum tempo na verdade, isto foi em 2008) começaram a surgir, coisas de modas e de tendências, novamente um pouco por todo o lado, receitas e fórmulas da “Coragem Holandesa”.

Como tal, trago-vos hoje a minha sugestão para preparação de um Gin Tónico, que certamente todos irão gostar. 🙂

1 – O copo. É preciso que seja um copo largo, para que consigam colocar bastante gelo. O primeiro passo consiste em gelar o copo, portanto coloquem 4 a 6 pedras de gelo e em seguida façam girar o gelo dentro do copo, até que este fique bem gelado.

2 – Se quiserem, podem adicionar especiarias para aromatizar o gelo e posteriormente o Gin. Neste caso, optei por colocar apenas cascas de limão. Se colocarem cascas de limão, devem passa-lás por dentro do copo para que os óleos da casca passem para o copo.

3 – O Gin – Aconselho um estilo London Dry porque não são aromatizados e por isso transmitem melhor paladar se adicionarmos botânicos, citrinos, frutas, etc. São servidos 5 cl de Gin.

4 – E após o Gin, serve-se muito devagarinho, ou com ajuda de uma colher roscada, a água tónica por forma a não perder o gás.

E pronto, está aqui a minha receita / fórmula de preparação de Gin Tónico. Espero que experimentem e que partilhem aqui o que acharam, bem como receitas ou fórmulas de preparação que tenham!

André Varandas

<3
PS: E já que ele não fez promoção, o meu rapaz além de fazer o melhor Gin também tem um blog sobre programação, jogos e outras nerdices. Estejam à vontade para o conhecer!
PS2: Ele também não disse, mas podem comprar as especiarias em qualquer supermercado perto de vocês. Já há pacotinhos com várias opções e a escolha depende de cada gosto. Nós por exemplo já experimentários zimbro, estrela de ânis, folha de laranjeira… Tudo depende do que gostem mais. Mais doce ou mais azedo.
PS3: Se quiserem outras formas de fazer Gin, não se acanhem, o André ainda tem umas tantas opções debaixo da manga e só vos posso dizer que são óptimos segredos. ^^ 

By Tânia Sequinho

Tânia Sequinho é a autora por detrás do yoursecretgirl.com, o blog que criou para inspirar jovens mulheres a conseguirem a vida feliz, organizada e realizada com que sempre sonharam. Actualmente a Tânia vive com o namorado André e a sua gata Luna perto de Lisboa, e trabalha como Web e Mobile developer durante o dia e como blogger à noite. www.yoursecretgirl.com

  • Tim

    Ora ai está uma coisa que vou experimentar.
    Obrigada por ter invadido o espaço da Tânia…. isso não se faz… mas mete mais receitas destas que o pessoal gosta. xD

  • Obrigado Tim! Depois diz conta como ficou! 👍