Guest Post: 5 maneiras de decorar sua casa sem gastar muito

Hoje, por ser um dia muito especial aqui por este lado (o meu irmão comemora 15 anos!), o post é nos trazido pela Bia do blog Decorafino que nos vem ensinar como decorar a nossa casa sem ficarmos com a nossa conta a zeros. Dá-me bastante jeito a mim, e a vocês? Quem por aí está também a decorar uma casa?

Juntem-se a mim e vamos ver que dicas traz-nos a Bia hoje:

Diferente do que muitos pensam, decorar uma casa não é uma tarefa fácil. Cada pessoa possui um estilo próprio, e deve aplicar esse estilo ao ambiente que deseja mudar.

Muitas coisas são importantes e devem ser levadas em conta na hora de realizar uma mudança na casa, não se pode levar em conta apenas o gosto, é necessário pensar em conforto, praticidade, funcionalidade e mesmo levando em conta todos esses argumentos ainda existe a chance da decoração não sair como se deseja.

Pensar com cuidado na forma de decorar é algo muito importante para estabelecer a harmonia do ambiente. Um lar é feito de pequenos detalhes, todos com valores especiais, porém é necessário cuidado, para não haver acumulo de objetos que acabam por poluir o ambiente, sobrecarregando a casa de informações. Ter noção de espaço e disposição de mobília e objetos é algo muito importante.

Mesmo quando existe um planejamento, é comum que se enjoe de determinada decoração. Como deve-se proceder nesses casos? É possível realizar alterações sutis na decoração sem gastar muito, é simples, fácil e prático. Antes de começar eu sempre crio meu próprio mapa de imagens para ter uma base . Para decorar uma sala de estar por exemplo: eu checo catálogos e confira sites com ambientes prontos, como salas decoradas – salvo tudo para ter uma base para seguir. Depois aplico essas 5 maneiras de decorar sem gastar quase nada.


1. Mudar os móveis de lugar

Antes de haver qualquer tipo de mudança drástica na decoração, tente mudar os moveis de lugar, muitas vezes é uma excelente opção. A disposição dos móveis tem grande influência sobre o cômodo, então, muda-los de lugar pode alterar completamente o ambiente. O melhor desse tipo de mudança é que a única coisa se gasta são calorias.

2. Reformar os móveis

Em alguns casos, a mudança de lugar dos móveis pode não ser suficiente, dessa forma, reformar os móveis você mesmo pode trazer muita diversão e também economia. Pode-se aplicar pátina, envelhecimento, laqueamento e até mesmo trocar os tecidos que revestem sofás, poltronas e almofada. Renova-se o ambiente gastando muito pouco.

3. Adesive as paredes

Sabe aquela parede que você pensou em pintar ou então aquele azulejo que você enjoou? Pois é, ao invés de pintar toda a parede ou então efetuar a troca dos azulejos, porque não colocar um adesivo? Existem opções que imitam revestimentos.

O adesivo faz o papel da tinta, porém é mais barato e não faz sujeira. Pode-se colocar adesivos no banheiro, cozinha, sala e até no quarto.

4. Faça uma nova luminária

Comprar uma luminária pode ser caro, mas que tal fazer uma? Existe uma grande gama e luminárias que podem ser feitas em casa utilizando garrafas usadas, pregadores de roupas e muitos outros tipos de objetos parados. São baratas, divertidas e renovam o ambiente.

5. Invista em objetos

Há também quem não goste de colocar a mão na massa. Para essas pessoas simples objetos podem fornecer um novo ar aos ambientes, pode ser uma simples capa de sofá, ou então uma nova almofada, ou quem sabe um quadro. Todos esses objetos podem modificar um ambiente.

E você? Gostou do texto? Já realizou alguma mudança desse tipo? Conte para nós e compartilhe o texto!

Bia Gonzalez

carioca, arquiteta, apaixonada por internet e blogueira do Decorafino

By Tânia Sequinho

Tânia Sequinho é a autora por detrás do yoursecretgirl.com, o blog que criou para inspirar jovens mulheres a conseguirem a vida feliz, organizada e realizada com que sempre sonharam. Actualmente a Tânia vive com o namorado André e a sua gata Luna perto de Lisboa, e trabalha como Web e Mobile developer durante o dia e como blogger à noite. www.yoursecretgirl.com