2015 em livros

Primeiro post de 2016 aqui no blog! Se ainda não fazes parte da nossa comunidade no Facebook: feliz Ano Novo! Se sim, continuemos para o post que estava tão entusiasmada para fazer neste novo ano aqui no blog.

Vi a Kristin do My Life as a Teacup fazer este desafio e não resisti a replicá-lo aqui. Vamos lá ver o que andei a ler em 2015:

 

Estatísticas


Número de livros lidos: 24
Número de páginas lidas: 5004
Género que leste mais: Fantasia / Ficção

O melhor…


O melhor livro que leste em 2015? É difícil escolher, mas fiquei entre O Despertar da Magia, o 4º volume português da colecção As Crónicas de Gelo de Fogo (Guerra dos Tronos), e O Novo, Incrível, Definitivo, Arrebatador, Estrondoso, Monumental e Titânico Livro d’O Homem Que Mordeu o Cão que me fez rir a bandeiras despregadas.

Um livro que estavas entusiasmada para ler mas que acabaste por não gostar tanto como esperavas? The Awakening, o 1º da colecção que inspirou a série The Vampire Diaries. Estava entusiasmada por ler esta colecção desde que comecei a ver a série há alguns anos atrás e quando me apercebi que este primeiro volume batia certo com um dos pontos do desafio 2015 Reading Challenge, aproveitei logo o momento. Infelizmente a história começa de forma bastante diferente no livro e Elena é uma personagem totalmente diferente da que conhecemos na série. Fiquei curiosa em saber o que os livros contam em relação a esta e à última temporada da série, mas com o que li neste volume fiquei um pouco confusa em relação a se lhe devo dar mais uma oportunidade ou não.

O mais surpreendente (na positiva ou na negativa) livro que leste em 2015? Comprometida de Elizabeth Gilbert. Nunca pensei aprender tanto sobre o casamento num livro só. Fez-me reflectir, ponderar vários pontos e olhar para toda a instituição casamento de uma nova e melhor forma. Recomendo a leitura a quem pensa um dia se casar.

O livro que levaste mais gente a ler em 2015? Talvez o Girl Online. Vi algumas reviews aparecerem no Goodreads depois de ler. E Inês, é claro. ^^

A melhor série que começaste? Sequela? As Crónicas de Gelo e Fogo que inspiraram a série Game of Thrones, sem dúvida.

Novo autor preferido que descobriste em 2015? George R.R. Martin.

Melhor livro de um género que não lês tipicamente / fora da tua zona de conforto? Não costumo gostar terror, muito menos de o ler, mas a verdade é que as Histórias Extraordinárias de Edgar Allan Poe me surpreenderam e foram a leitura perfeita para o Halloween.

O com maior acção / entusiasmante / impossível-de-largar livro do ano? O Girl Online foi o que menos consegui largar. Li-o em uma semana e pouco.

Capa favorita de 2015? O Girl Online na versão original britânica em capa rija, que é a que tenho.

Personagem mais marcante de 2015? Tyrion Lannister de As Crónicas de Gelo e Fogo.

Livro mais maravilhosamente bem escrito? Qualquer um das Crónicas de Gelo e Fogo.

O mais provocante / marcante livro? Comprometida.

Livro que não acreditas ter esperado até 2015 para o ler? O Principezinho,  embora me o tivessem livro na primária.

Passagem / frase preferida de um livro que leste? Everytime you post something online you have a choice. You can either make it something that adds happiness to the world — or you can make it something that takes away. – da Zoe Sugg em Girl Online.

Livro mais pequeno lido? O mais longo? Choque por Renato Carreira (6 páginas) e A Tormenta de Espadas de George R.R. Martin (538 páginas).

OTP do ano? Damon e Elena, mesmo no livro.

Relação não-romântica favorita do ano? Tyrion e o John Snow.

Livro favorito lido em 2015 de um autor que já tinhas lido antes? Comprometida. Já tinha adorado o Comer, Orar e Amar, mas já não me lembrava do tanto que gostava da escrita de Elizabeth Gilbert.

Nova personagem preferida que te tenha apaixonado este ano? Não sei, nenhuma que se tenha salientado nesse sentido.

Melhor estreia de 2015? Um presente inesperado da Carina Rosa.

Melhor mundo / mais vivo cenário? Qualquer um d’ As Crónicas de Gelo e Fogo.

Livro que te colocou um sorriso nos lábios / te fez mais rir? O Novo, Incrível, Definitivo, Arrebatador, Estrondoso, Monumental e Titânico Livro d’O Homem Que Mordeu o Cão, sem dúvida.

Book that made you cry/nearly cry? O Principezinho.

O tesouro escondido do ano? Brave. Uma história pequena, muito bem escrita e divertida.

O livro que mais te destruiu? Choque. É forte e não estás à espera.

O livro mais único que leste em 2015? Comprometida.

O livro que te deixou mais chateada? Danger. É demasiado comprido para o conteúdo e à momentos em que chateia profundamente.

Reviews & Eventos

Melhor momento / evento literário de 2015? Encontrar anúncios publicitários ao Girl Online no meio de Lisboa.

Review favorita que escreveste / filmaste em 2015? Girl Online da Zoe Sugg. Aqui está ela:


Post/vídeo mais popular deste ano? Dicas para os teus bailes de finalistas + recordações dos meus

Post que desejavas que tivesse tido um pouco mais de atenção? Sítios para trabalhar / estudar em Lisboa

Melhor descoberta literária (loja/site/etc.)? O blog da Cláudia, A Mulher Que Ama Livros.

Completaste algum desafio ou objectivo literário? O meu objectivo de 24 livros em 2015 no Goodreads.

No futuro próximo…

Um livro que não conseguiste ler este ano, mas que será provavelmente a tua primeira prioridade em 2016? Steve Jobs, que tenho pouco mais do que a meio e estou a adorar, e o primeiro livro de Jamie Oliver, The Naked Chef.

Que livro que estás mais entusiasmado por ler em 2016 (não-estreia)? The Naked Chef do Jamie Oliver.

Final de série / sequela que mais mal podes esperar por ler? Girl Online on Tour.

Uma coisa que esperas conseguir realizar na tua vida literária ou blog em 2016? Ler e fazer o maior número de receitas possível dos livros do Jamie Oliver e partilhar a aventura e aprendizagens no blog.

Uma estreia de 2016 que já leste e que recomendas a todos? Ainda não li nenhuma estreia de 2016.

Para terminar este post, só me falta fazer o seguinte balanço: dos 5 livros que sugeri para ler em 2015, li 2 e estou a meio de outro. Para quem começou a trabalhar e mudou de casa e ainda não tem metade dos seus livros na nova casa, não é mau de todo. ^^

Além disto, também fiz a minha compra de sempre na Amazon dos UK e fiquei maravilhada com as caixas deles, fui à Feira do Livro, comprei vários novos livros e comprei edições e pequenas maravilhas que ainda não partilhei com vocês e mal posso esperar para ler este ano.

2016 será fantástico e já o está a ser. E eu mal posso esperar para continuar a partilhar convosco todos os desafios que vêm aí!

Feliz Ano Novo!

<3

PS: E para começar com desafios, o próximo post que virá a seguir será o balanço do 2015 Reading Challenge. Sim, estou a começar o ano só a pensar em livros, livros e mais livros. Mas também tenho outras ideias guardadas para este mês. ^^

By Tânia Sequinho

Tânia Sequinho é a autora por detrás do yoursecretgirl.com, o blog que criou para inspirar jovens mulheres a conseguirem a vida feliz, organizada e realizada com que sempre sonharam. Actualmente a Tânia vive com o namorado André e a sua gata Luna perto de Lisboa, e trabalha como Web e Mobile developer durante o dia e como blogger à noite. www.yoursecretgirl.com