My Fit Self Challenge – o início

Dia 1. Um novo mês começa, o solarento e primaveril Março, e com este um novo desafio. Nem imaginam o mês que vem aí! Ui!

Há uma semana atrás recebi um e-mail da Nádia do blog Perdida em Combate com um desafio ao qual não poderia dizer que não: o My Fit Self Challenge.

E o que tem por base este desafio afinal?

Serão 31 dias de melhora pessoal, de procura por melhores hábitos não só alimentares como de exercício e de sono. Vamos ver quais são as “regras” a seguir então?

  • Trocar o pão branco por pão integral ou de sementes;
  • Reduzir o consumo de sal (lima, limão e ervas aromáticas são excelentes alternativas);
  • Reduzir o consumo de azeite;
  • Substituir o açúcar branco pelo mascavado;
  • Eliminar (ou reduzir ao máximo) a ingestão de fritos;
  • Eliminar (ou reduzir ao máximo) o consumo de junk food;
  • Aumentar as doses diárias de fruta e legumes;
  • Jantar entre as 18h e as 20h (quanto mais cedo, melhor);
  • Se tiveres fome antes da hora de dormir, opta por uma peça de fruta;
  • Beber, pelo menos, 1,5L de água por dia (podes descarregar a app Water Your Body, que calcula a quantidade necessária para o teu peso e altura);
  • Manter bons hábitos de sono;
  • Fora de casa, levar sempre um snack leve para evitar lanches menos saudáveis;
  • Fazer meia hora de exercício diário e aproveitar cada oportunidade para nos movermos (caminhar sempre que possível, usar escadas, etc).

Posso dizer que para o primeiro dia, não me portei mal: escolhi pão de sementes em vez de pão branco (embora já faça isso há algum tempo), não comi nada com azeite, nem frito e comi fruta ao lanche, em vez de outra coisa qualquer. Mas começar este desafio doente e de cama, não tornou possível conseguir outras coisas, como o exercício diário ou a 1,5L de água (nem sei quanta água bebi hoje, porque por estar assim não tenho contado).

E nem vamos falar do jantar, porque à hora que estou a escrever este post ainda estou à espera que o André chegue da faculdade para jantarmos juntos. Este ponto será o mais difícil de completar, tenho a certeza.

Mas pronto, é isto! Queria partilhar convosco o desafio e desafiar-vos a vocês próprios a fazerem estas 13 mudanças durante estes 31 dias. Sim, porque existe um grande número de bloggers a fazê-lo e irão ter motivação e partilha da experiência de todas nós. Podem ver as outras bloggers que estarão a participar aqui.

Por aqui irei partilhar um post todas as segundas-feiras a contar-vos como está a correr a experiência, o que tenho achado mais difícil e as mudanças que vou sentindo. Sim, porque depois de estar completamente KO estes dias (dores de costas, febre, algo como uma gripe, basicamente a parecer uma velha) não haveria melhor altura para começar este desafio do que agora.

E vocês? Estão comigo? Vamos ser mais saudáveis durante o mês de Março?

<3

PS: Desculpem o post estar um pouco confuso, mas como perceberam no post não estou nada bem e isto foi o que o meu cérebro tornou possível hoje. Prometo que o post da próxima segunda será melhor! <3
PS2: Imagem do post da autoria e com todos os créditos reservados à Nádia do blog Perdida em Combate, a quem agradeço imenso o convite para este desafio.

By Tânia Sequinho

Tânia Sequinho é a autora por detrás do yoursecretgirl.com, o blog que criou para inspirar jovens mulheres a conseguirem a vida feliz, organizada e realizada com que sempre sonharam. Actualmente a Tânia vive com o namorado André e a sua gata Luna perto de Lisboa, e trabalha como Web e Mobile developer durante o dia e como blogger à noite. www.yoursecretgirl.com