3 programas de TV para quem se está a iniciar na cozinha

No questionário que fiz em Janeiro aqui no blog, vocês disseram que queriam ver mais posts aqui no blog e que uma categoria que realmente gostam é a Dona de Casa (não) Desesperada. Por isso durante este mês de Março vou tentar trazer-vos um post desta categoria todas as sexta-feiras.

Esta semana trago-vos os 3 programas de TV que me fizeram arregaçar mangas e querer começar a cozinhar.

A minha curiosidade por programas de culinária começaram ainda em casa da minha mãe, numa procura por fugir aos programas tradicionais de fim-de-semana. Lá em casa toda a gente andava a ver os programas dos chefes nas televisões generalistas e eu comecei também a ver um episódio ou outro.

Quando demos por isso, a nossa televisão passava mais tempo no canal 24Kitchen do que em qualquer outro e quando me juntei com o André o mesmo fenómeno se tornou normal em nossa casa, o que fez com que no início do ano estabelecesse o objectivo de cozinhar e aprender mais sobre cozinha.

Se têm um objectivo igual para este ano, estes são os programas de culinária com os quais mais aprendi nestes primeiros três meses:

Prato do Dia da Filipa Gomes

Este é sem dúvida o meu programa preferido. Adoro a Filipa desde a primeira vez que a vi e aprendo sempre qualquer coisa nos programas dela. Os programas são diferentes e com temas interessantes, como por exemplo: opções económicas, festas de aniversários, receitas para atletas, comida asiática, italiana, mexicana… Já vi programas de tudo e a cada um surpreendo-me mais. E a Filipa é tão simples e terra-a-terra a explicar que até o André já aprendeu uns truques com ela. Recomendo sem dúvida mesmo aos que não percebem nada de cozinha.

Cozinhar é Fácil do Nigel Slate

Andei mais de um mês a ver episódios esporádicos do Nigel sem perceber que ele era britânico. Devia ter desconfiado, tendo em conta a minha queda para coisas deste país. Podem não conhecer o Nigel Slate, mas acreditem, este programa não vos vai desiludir. O que me chamou a atenção nele é que o Nigel faz uma lista de compras para uma semana e com esta faz 5 pratos, simples, diferentes e muitas vezes originais, sem recorrer a mais nada a não ser essa lista e o que possa ter em casa. Achei tão simples e ideal para quem como eu, faz compras semanalmente e não tem tempo para andar todos os dias nos supermercados. Além de que com este programa aprendemos que há sempre alguma coisa dentro do nosso frigorífico que pode ser utilizado para uma refeição. A sério, recomendo-vos totalmente!

Jamie Oliver

Todos vocês deverão saber quem ele é e não devo precisar de fazer uma introdução. O Jamie é apenas o chefe que está a mudar a forma como as nossas gerações vêm a cozinha e o que comem. Ele não só tem um infindável número de livros super interessantes e um site cheio de informações úteis, como tem os programas mais casuais, simples de seguir e descontraídos da nossa televisão. Se estão a começar na cozinha ou apenas querem novas ideias para experimentar, qualquer programa do Jamie é uma boa recomendação.

E é isto, pessoal. Espero que tenham gostado. E se vos fiz fome… bem, só têm que arregaçar as mangas e pôr mãos à obra!*

Boa sorte! 😉

<3

PS: Contem-me, quantos de vocês têm como objectivo cozinhar mais este ano? Somos assim tantos?
* Se virem um dos programas, partilhem comigo abaixo nos comentários, no Facebook, no Twitter ou em qualquer das redes sociais ali de lado.

By Tânia Sequinho

Tânia Sequinho é a autora por detrás do yoursecretgirl.com, o blog que criou para inspirar jovens mulheres a conseguirem a vida feliz, organizada e realizada com que sempre sonharam. Actualmente a Tânia vive com o namorado André e a sua gata Luna perto de Lisboa, e trabalha como Web e Mobile developer durante o dia e como blogger à noite. www.yoursecretgirl.com