My Fit Self Challenge – a 2ª semana

Há duas semanas trouxe-vos a notícia de que comecei a fazer o desafio My Fit Self Challenge com a Nádia do blog Perdida em Combate e outras 22 bloggers. A semana passada trouxe-vos a reflexão de como correu a primeira semana. Esta semana repito a proeza. Vamos lá ver como correu a minha 2ª semana neste desafio.

My Fit Self Challenge - a 2ª semana

Trocar o pão branco por pão integral ou de sementes

Como vocês já sabem, este é um ponto fácil para mim, desde que fiz esta mudança há anos atrás. E esta semana portei-me bem. Em 7 dias, 5 deles fiz esta escolha em todas as refeições. Nos restantes dias acabei por não resistir a um pão branco. Mas a maior parte dos dias cumpri este ponto.

Reduzir o consumo de sal

Este é um ponto que está a ser complicado de conseguir. A razão principal: fast food (do qual falaremos mais abaixo). A segunda razão é almoços em casa da família. Cozido com enchidos e outras coisas não ajudam neste ponto. Bolas!

Reduzir o consumo de azeite

Em casa estou a conseguir cumprir este ponto, embora esteja numa altura de testar receitas novas e a maior parte destas siga sempre a máxima azeite vs margarina. Apenas em 3 dos 7 dias consegui cumprir este ponto.

Substituir o açúcar branco pelo mascavado

Este ponto continua a ser complicado. Não que consuma muito açúcar diariamente, mas sim porque como não o consumo ou uso em casa, acabo por não fazer esta escolha. E fora de casa, não tenho opção. Preciso de ajuda com este ponto. Alguém tem alguma sugestão?

Eliminar (ou reduzir ao máximo) nos fritos

Oh bolas! Este foi um dos pontos em que me portei pior esta semana. Comecei a semana a fazer asneira e não consegui fugir a não cumprir isto em 4 dias da semana. A culpa é dos nachos e batatas fritas. 

Eliminar (ou reduzir ao máximo) o consumo de junk food

Continuo a ser muito má neste ponto. Só o consegui cumpri em 3 dias. Os restantes quatro falhei-os porque: na segunda-feira a receita nova a experimentar incluía uma embalagem de comida pré-cozinhada, na terça-feira ainda comemos esta mesma receita, na 6ª feira fomos jantar ao Kebab e ontem não resisti a fazer uma pizza congelada para o meu jantar.

Aumentar as doses diárias de fruta e legumes

Um ponto em que me portei bem, finalmente! Como tinha partilhado na semana passada, desde o início do desafio que me comecei a habituar a lanchar fruta e este hábito manteve-se até agora. Há dias em que não consigo comê-la ao lanche, mas acabei sempre por a comer ao pequeno-almoço ou a uma refeição principal. E os legumes têm sido uma mudança igualmente interessante. Em quase todas as refeições temos comido algum tipo. E se não é em todas, pelo menos em uma delas estamos a conseguir fazê-lo. 7 dias de objectivo concluído!

Jantar entre as 18h e as 20h

Oh God! Como já vos tinha explicado este é o ponto mais difícil para mim de realizar. Esta semana não foi diferente: só consegui conclui-lo uma vez. Vou tentar melhorar isto esta semana, pelo menos nos dias em que consigo ter controlo sobre este horário.

Se tiveres fome antes da hora de dormir, opta por uma peça de fruta

Comos vos expliquei a semana passada, este ponto é fácil para mim, pois larguei este hábito há já uns anos. Por isso: 7 dias de objectivo concluído!

Beber, pelo menos, 1,5L de água por dia

Ando mázinha a controlar isto. Sou-vos sincera: eu acho que consegui concluí-lo todos os dias, mas como não tenho sido assim tão boa a registar o que tenho bebido na app, não tenho a certeza. No meu registo só tenho 2 dias concluídos, mas acho que foram mais.

Manter bons hábitos de sono

Nisto tenho sido boa. Aproveitei esta semana para pôr o sono em dia e descansar o meu corpo depois de quase duas semanas doente. E era sem dúvida o que precisava. Por isso tenho 5 dias em 7 concluídos.

Fora de casa, levar sempre um snack leve para evitar lanches menos saudáveis

Quatro dias em 7! Não é mau, mas preciso de me conter melhor nisto. Razão por nem sempre conseguir realizar: doces trazidos por colegas no trabalho e horários de refeições diferentes ao fim-de-semana. Tirando isso, tudo a correr muito bem.

Fazer meia hora de exercício diário e aproveitar cada oportunidade para nos movermos

Oh, como eu tenho vergonha deste ponto. Era o que eu mais estava entusiasmada de concluir neste desafio e até agora não concluí um único dia. Ao contrário do que previ a semana passada, acabei por não ter coragem de fazer yoga na 3ª, 5ª e sábado, nem correr no fim-de-semana. Mas esta semana vou ter, esta semana vou pôr isto em dia!
E é isto, pessoal, por esta semana a revisão está feita. Vamos ver o quanto melhoro nestes próximos 7 dias e estou de volta com mais um update na próxima 2ª feira.
E vocês, quantos de vocês estão a fazer o desafio? Como está a correr? E quem vai começar a fazê-lo agora que leram este post? Vamos lá!

By Tânia Sequinho

Tânia Sequinho é a autora por detrás do yoursecretgirl.com, o blog que criou para inspirar jovens mulheres a conseguirem a vida feliz, organizada e realizada com que sempre sonharam. Actualmente a Tânia vive com o namorado André e a sua gata Luna perto de Lisboa, e trabalha como Web e Mobile developer durante o dia e como blogger à noite. www.yoursecretgirl.com