My Fit Self Challenge – a 3ª semana

Há três semanas trouxe-vos a notícia de que comecei a fazer o desafio My Fit Self Challenge com a Nádia do blog Perdida em Combate e outras 22 bloggers. A semana passada trouxe-vos a reflexão de como correu a minha 2ª semana e na semana antes dessa trouxe-vos a reflexão sobre a minha 1ª semana. Conseguem adivinhar o que vem aí? É isso: a reflexão da 3ª semana!

My Fit Self Challenge - a 3ª semana

Trocar o pão branco por pão integral ou de sementes

Acho que a esta altura vocês já sabem que este ponto não é difícil para mim, por causa da mudança alimentar que fiz há anos atrás. Mas… há sempre aqueles dias em que falho neste ponto e os da semana que passou não foram exceção. Só cumpri este ponto em todas as refeições em 3 dias da semana.

Reduzir o consumo de sal

E este continua a ser um ponto terrível neste desafio. Nesta semana não consegui cumpri-lo uma única vez. Vergonha, muita vergonha, eu sei.

Reduzir o consumo de azeite

4 dias em 7, nada mau! Quando sou eu a cozinhar, consigo controlar este ponto, embora haja receitas que sejam feitas à base de refogar cebola com azeite e aí não tenha forma de fugir.

Substituir o açúcar branco pelo mascavado

Mais um ponto impossível de fugir quando se come fora de casa ou se está na altura da Páscoa. Aposto que aquelas amêndoas de chocolate não são feitas com açúcar mascavado. Damn *t! Mas por outro lado, este fim-de-semana fiz uns Scones de limão só com açúcar mascavado e ficaram uma delícia. Na verdade não tenho outro açúcar em casa para cozinhar, é desde há muito o que prefiro ter sempre há mão. Conclusão da semana: 1 dia concluído em 7.

Eliminar (ou reduzir ao máximo) nos fritos

Continuo com as minhas asneiras. Começo a ponderar seriamente colocar-me o desafio de não comer um único frito durante um mês, mas a verdade é que tenho um certo receio de não conseguir cumpri-lo. Aquelas tortillas são irresistíveis! O Mc Donalds é irresistível. Bolas, preciso de ajuda com isto. Conclusão da semana: 2 dias concluídos em 7.

Eliminar (ou reduzir ao máximo) o consumo de junk food

Bastou o que disse no ponto acima, não é? Batatas fritas, Mc Donalds todas as semanas, pizzas… Continuo horrível neste ponto. Conclusão da semana: a mesma do ponto acima, 2 dias em 7.

Aumentar as doses diárias de fruta e legumes

Aqui está o ponto em que me tenho portado realmente bem. Frutas e legumes têm sido comigo ultimamente. Mais frutas do que legumes, mas ainda assim, tenho aumentado o consumo de ambos. Os lanches têm sido os meus melhores aliados neste ponto e os pequeno-almoços também. Se não como logo de manhã, como aos lanches ou, em última alternativa, à noite. 7 dias concluídos!

Jantar entre as 18h e as 20h

Este ponto continua a ser um muito difícil para mim. Nesta semana só consegui cumpri-lo num único dia e isto já começa a parecer ser hábito. Infelizmente ainda não consigo ter uma rotina que possibilite isto e não sei se irei conseguir tê-la até ao final do desafio.

Se tiveres fome antes da hora de dormir, opta por uma peça de fruta

Comos vos expliquei a semana passada, este ponto é fácil para mim, pois larguei este hábito há já uns anos. Por isso: 7 dias de objectivo concluído!

Beber, pelo menos, 1,5L de água por dia

Aqui está mais um ponto em que não tenho muita dificuldade. Neste caso tenho é dificuldade em actualizar a app e manter um registo actualizado de quanto bebo ao longo do dia. Mas se não consegui alcançá-lo todos os dias, acho que na grande maioria devo ter ultrapassado.

Manter bons hábitos de sono

Esta semana foi uma semana ideal para este ponto, pois alcancei finalmente o nível de descanso que tanto precisava. Neste momento (a meio da 4ª semana) já estou até acima desse nível. Mas durante esta 3ª semana consegui descansar e ter uma óptima noite de sono em 6 dias dos 7 e isso fez-me sentir tão mas tão mais feliz!

Fora de casa, levar sempre um snack leve para evitar lanches menos saudáveis

4 dias em 7! O que estragou isto? Fins-de-semana, novamente, e o 1º dia da semana que foi marcado por uma irresistível tarte no escritório. Se a minha colega estiver a ler este post: obrigado pelo miminho, mas não podes trazer mais destas até ao final do mês para não estragar a minha média neste ponto, ok? Combinado! 😀

Fazer meia hora de exercício diário e aproveitar cada oportunidade para nos movermos

Ok, já estou a começar a entrar no ritmo deste ponto. Eu sei que já estamos quase a chegar ao fim do desafio, mas mais vale antes do que nunca, não é verdade? E tenho em vista focar-me a sério neste ponto no próximo mês. É isso mesmo, vou voltar aos treinos este próximo mês! E é aos treinos exteriores. Correr na rua. Ah, já tenho tanta saudades! Conclusão desta semana: 3 dias em 7. Como? Andando mais do que preciso para ir do ponto A ao B, subindo e descendo as escadas do prédio em vez de ir de elevador… Há sempre alguma forma de tornar isto possível, apenas basta nos mexermos.
E é isto, pessoal, mais uma semana e mais uma revisão feita. Vamos ver o quanto melhoro nos próximos 4 dias e estou de volta com mais um update na próxima 2ª feira.
E vocês, quantos de vocês estão a fazer o desafio? Como está a correr? E quem está com vontade de fazê-lo agora que leram este post? Vamos lá! Vamos ganhar coragem!

By Tânia Sequinho

Tânia Sequinho é a autora por detrás do yoursecretgirl.com, o blog que criou para inspirar jovens mulheres a conseguirem a vida feliz, organizada e realizada com que sempre sonharam. Actualmente a Tânia vive com o namorado André e a sua gata Luna perto de Lisboa, e trabalha como Web e Mobile developer durante o dia e como blogger à noite. www.yoursecretgirl.com