My Fit Self Challenge – a 4ª semana

Há quatro semanas trouxe-vos a notícia de que comecei a fazer o desafio My Fit Self Challenge com a Nádia do blog Perdida em Combate e outras 22 bloggers. Durante 4 semanas trouxe-vos a reflexão de como correram as minhas semanas e agora que estamos a 3 dias do fim do desafio… é claro que vos trago a 4ª semana!

My Fit Self Challenge - a 4ª semana


Trocar o pão branco por pão integral ou de sementes

Ai que semanas terríveis estas! Ao contrário do que pensei, este ponto tem vindo cada vez a piorar mais. Não que seja difícil para mim fazer esta opção ao pequeno-almoço ou em qualquer compra de pão cá para casa, o problema é termos feito hambúrgueres cá em casa e tido pão branco que sobrou de um jantar de família. Conclusão: 2 dias concluídos em 7.

Reduzir o consumo de sal

Não falemos sequer deste ponto. Foi uma verdadeira vergonha esta semana. Dias concluídos: nenhum. Preparem-se, porque esta semana foi terrível na maioria dos pontos. Vão já perceber porquê. O lado positivo é que vai tornar a conclusão deste desafio um bocadinho mais interessante. 😉

Reduzir o consumo de azeite

3 dias em 7. Podia ser melhor, mas estes foram os dias em que consegui realmente diminuir. Nos outros dias, acabei a utilizar sempre azeite para refogar algo, que como discuti no último post, não sei se será algo mau.

Substituir o açúcar branco pelo mascavado

2 dias em 7. Mais uma vez, a maior razão é por na maior parte dos dias não usar açúcar em nada e as coisas que consumo com, são de açúcar normal, aposto. Lá está, as amêndoas não são de açúcar mascavado, pois não?

Eliminar (ou reduzir ao máximo) nos fritos

A pior semana de todas. Bem, não necessariamente em dias concluídos (3 em 7), mas porque bati no ponto em que tomei a decisão: vou passar um mês sem comer qualquer tipo de frito. Coloquei-me esta ideia quando no sábado à noite, acabada de sair de um restaurante chinês e de ter comido uma banana frita, me senti como não me sentia há imenso tempo. Sim, bati naquele ponto em que já basta. Infelizmente estava a portar-me muito bem até ter feito bacalhau com natas há bocado ao jantar (sim, usei batata palha). Mas voltamos ao ponto 0 amanhã e garanto-vos, vou conseguir.

Eliminar (ou reduzir ao máximo) o consumo de junk food

Lá está, o pior ponto de todos. Dois dias em 7 é muito mau, não é? Mas vamos com calma. Eu conto as batatas fritas e tortillas / nachos como junk food. É por isso que não concluo mais dias. Sim, mais um ponto que eu quero proibir-me mais. Vamos ver se o ponto acima ajuda à decisão.

Aumentar as doses diárias de fruta e legumes

Mais uma semana bestial neste ponto. Fruta e legumes definitivamente que não têm sido um problema. 7 em 7! Wow!

Jantar entre as 18h e as 20h

Precisamos mesmo de voltar a falar sobre isto? 1 dia concluído em 7. Mesmo connosco com uma nova rotina e a chegar mais cedo a casa, com fazer e não fazer jantar, passa sempre da hora. Mas tenho tentado, juro que tenho.

Se tiveres fome antes da hora de dormir, opta por uma peça de fruta

Mais 7 dias concluídos! Não precisamos de falar novamente sobre este ponto também, não é?

Beber, pelo menos, 1,5L de água por dia

E não é que continuo com o mesmo problema? Quatro semanas de desafio e continuo a esquecer-me de manter o registo do que bebo quando chego à noite. Geralmente vou mantendo sempre a conta enquanto estou no trabalho, mas depois de chegar a casa, parece que me esqueço que a aplicação existe. Juro que estou a tentar melhorar nisto. Por enquanto continuei a registar apenas dois dias em 7.

Manter bons hábitos de sono

6 dias em 7! O único dia em que não consegui concluir isto, por incrível que pareça, foi ontem, domingo. Talvez por ter mudado a hora ou por outra razão qualquer que ainda descobri, acordei super cansada e estive o dia todo assim. Tanto que até dormi a sesta ao final do dia. Será que foi o meu corpo a dizer que concordava com parar de comer fritos?

Fora de casa, levar sempre um snack leve para evitar lanches menos saudáveis

3 dias em 7. Problemas: esquecer-me de lanchar durante a semana e esquecer-me de lanchar coisas saudáveis durante o fim-de-semana. É este o meu problema. Ai, ai!

Fazer meia hora de exercício diário e aproveitar cada oportunidade para nos movermos

Não consegui bater os 3 dias da semana passada, mas os dois que fiz foram muito importantes. Na sexta-feira mantive a promessa comigo própria e, entre fazer scones para o almoço da Páscoa na mãe e arrumar coisas cá em casa, ganhei coragem e fui correr durante 25 minutos. Não sabem o bem que me soube! No dia seguinte, tinha prometido ir novamente, mas o tempo acabou por não me deixar. Por isso acabei a fazer 5 minutos de yoga rápidos antes de dormir. Domingo? Foi dia de… nada. Nisso acho que posso culpar a onda estranha de cansaço que falei a cima. Mas o importante é que agora com os dias maiores, não me falta vontade de voltar aos treinos na rua. <3

E é isto, pessoal, mais uma semana e mais uma revisão feita. Desta vez a penúltima semana. E agora? Vão ter que esperar mais uma semana por novidades? Não senhora! 5ª feira vou estar de volta com o último post do desafio: a retrospectiva final do My Fit Self Challenge.
E vocês, quantos de vocês estão a fazer o desafio? Como está a correr? E quem está com vontade de fazê-lo agora que estamos quase a começar um novo mês? Vamos lá! Todos juntos custa menos! ^^

By Tânia Sequinho

Tânia Sequinho é a autora por detrás do yoursecretgirl.com, o blog que criou para inspirar jovens mulheres a conseguirem a vida feliz, organizada e realizada com que sempre sonharam. Actualmente a Tânia vive com o namorado André e a sua gata Luna perto de Lisboa, e trabalha como Web e Mobile developer durante o dia e como blogger à noite. www.yoursecretgirl.com