starbucksyoursecretgirl

Como fazer o tão adorado Caramel Macchiato em casa

Se há uma coisa que estou é entusiasmada para o Outono chegar. E se há coisa que eu gosto de fazer no Outono é: beber bebidas quentinhas. Sim, quem não gosta? A época dos chás, chocolates quentes, Pumpkin Spice Lattes e… de beber o meu tão amado Caramel Macchiato.

Mas até há pouco tempo, para satisfazer esse meu desejo tinha que ir até um Starbucks. Sítio que eu adoro mas que só há em Lisboa a 40km de minha casa.

Até que descobri: Copycat Starbucks Caramel Macchiato, a receita homemade da melhor bebida do mundo!

Fotografia do Cooktoria
Fotografia do Cooktoria

Na receita do Cooktoria dão um grande destaque ao expresso, o que nos faz ficar de olhos em bico logo que começamos a ler a receita, mas não se preocupem porque eu vou simplificar tudo e traduzir-vos aqui como fazer um belo Caramel Macchiato em casa e à moda portuguesa:

  1. Leva ao lume a quantidade de leite que queres com açúcar q.b;
  2. Enquanto este aquece, junta um pouco de extracto de baunilha (eu uso este) e deixa ferver;
  3. Retira o leite para a caneca desejada;
  4. Com um instrumento destes, gira-o entre as tuas mãos até o leite ficar espumoso (assim);
  5. Tira um café na tua máquina preferida (todos temos uma em casa, não é verdade);
  6. Adiciona o café ao leite fazendo uma marca do centro para a lateral da caneca – este passo é o que deu nome a esta bebida: “Macchiato” = marcado;
  7. Adicionar o caramelo fazendo primeiro um círculo à volta da caneca e depois um xadrez no centro (como no nosso bom e nacional arroz doce).

Em relação ao caramelo, podem seguir esta receita que foi a que usei no 1º dia ou comprar um líquido no supermercado, o que fiz no 2º dia. Mas cuidado, este segundo como é líquido pode não ficar tão marcado na espuma do leite o que pode fazer querer pôr mais. Não o façam! Em vez de um Caramel Macchiato ficam com um… bem, qualquer coisa que não vos recomendo.

 

Espero que tenham gostado da receita tanto como eu! E que entrem docinhos e quentinhos na nova estação que aí vem.

Uma óptima semana para todos e Outono, vem depressa!

By Tânia Sequinho

Tânia Sequinho é a autora por detrás do yoursecretgirl.com, o blog que criou para inspirar jovens mulheres a conseguirem a vida feliz, organizada e realizada com que sempre sonharam. Actualmente a Tânia vive com o namorado André e a sua gata Luna perto de Lisboa, e trabalha como Web e Mobile developer durante o dia e como blogger à noite. www.yoursecretgirl.com

  • Tim

    Tenho de experimentar. Em relação à tua pergunta, ainda há pessoas que lêem blogs e vão continuar a faze-lo mas algumas fazem-no pq querem atenção (seguir de volta) mas a blogosfera portuguesa é variada mas o pessoal só quer famosos, o que é pena

    • Pois, é isso mesmo. E isso deixa-me realmente triste. Mas fazer o quê, não é verdade? Só podemos continuar a fazer o melhor que podemos e focar-nos em que nos lê e nos acompanha. 🙂 Obrigada por responderes, Tim.
      E sim, experimenta! Se gostas do Caramel Macchiato do Starbucks, vais gostar deste. E fiz um dos dias com leite de soja (mas sem a adição de açúcar) e ficou espectacular também. ^^